• Dr. Thiago Martins

Fraturas do calcâneo (osso do calcanhar)

Uma fratura do calcâneo, ou osso do calcanhar, pode ser uma lesão dolorosa e incapacitante. Esse tipo de fratura geralmente ocorre durante um evento de alta energia - como um acidente de carro ou uma queda de uma escada - quando o calcanhar é esmagado sob o peso do corpo. Quando isso ocorre, o calcanhar pode se alargar, encurtar e ficar deformado.

As fraturas do calcâneo podem ser bastante graves. O tratamento geralmente envolve cirurgia para reconstruir a anatomia normal do calcanhar e restaurar a mobilidade para que os pacientes possam retornar à atividade normal. Mas mesmo com o tratamento adequado, algumas fraturas podem resultar em complicações a longo prazo, como dor, inchaço, perda de movimento e artrite.

A gravidade de uma lesão no calcâneo depende de vários fatores, incluindo:

• O número de fraturas

• A quantidade e tamanho dos fragmentos ósseos quebrados

• A quantidade que cada peça está fora do lugar (deslocada) - Em alguns casos, as extremidades quebradas dos ossos se alinham quase corretamente; em fraturas mais graves, pode haver um grande intervalo entre os pedaços quebrados, ou os fragmentos podem se sobrepor uns aos outros

• A lesão das superfícies da cartilagem na articulação subtalar

• A lesão dos tecidos moles adjacentes, como músculos, tendões e pele

Quando o osso se quebra e os fragmentos se esticam através da pele ou se uma ferida penetra até o osso, a fratura é chamada de fratura "aberta". Uma fratura exposta freqüentemente causa mais danos aos músculos, tendões e ligamentos circundantes e leva mais tempo para cicatrizar. As fraturas expostas apresentam maior risco de infecção tanto na ferida quanto no osso. O tratamento imediato para limpar a ferida é necessário para prevenir a infecção.