• Dr. Thiago Martins

Fraturas Acetabulares

Uma fratura acetabular é uma quebra na porção do soquete da articulação do quadril "bola e soquete". Essas fraturas do encaixe do quadril não são comuns - elas ocorrem com muito menos frequência do que as fraturas do fêmur superior ou da cabeça do fêmur (a porção "bola" da articulação).

A maioria das fraturas acetabulares é causada por algum tipo de evento de alta energia, como uma colisão de carros. Muitas vezes os pacientes terão lesões adicionais que exigem tratamento imediato.

Em um número menor de casos, um incidente de baixa energia, como uma queda de pé, pode causar uma fratura do acetábulo em uma pessoa idosa com ossos mais fracos.

O tratamento das fraturas do acetábulo geralmente envolve cirurgia para restaurar a anatomia normal do quadril e estabilizar a articulação do quadril.

Gravidade

A gravidade da lesão depende de vários fatores, incluindo:

O número e tamanho dos fragmentos de fratura

A quantidade que cada peça está fora do lugar (deslocada) - Em alguns casos, as extremidades quebradas dos ossos se alinham adequadamente; em fraturas mais severas, pode haver um grande espaço entre as partes quebradas, ou os fragmentos podem se sobrepor uns aos outros.

A lesão das superfícies da cartilagem do acetábulo e da cabeça do fêmur

A lesão dos tecidos moles adjacentes, como músculos, tendões, nervos e pele

Se o osso se rompe de tal maneira que os fragmentos ósseos se estendem através da pele ou uma ferida penetra até o osso quebrado, a fratura é chamada de fratura "aberta" ou composta. Este tipo de fratura é particularmente grave porque, uma vez que a pele é quebrada, a infecção na ferida e no osso pode ocorrer. O tratamento imediato é necessário para prevenir a infecção.

As fraturas expostas do acetábulo são raras porque a articulação do quadril está bem coberta de tecidos moles. Quando ocorrem, geralmente são o resultado de um trauma de alta energia.